Plano de Aula
Língua Portuguesa
Turma: 7º ano Duração: 3 aulas
Tema: Descrição de personagem
Justificativa: Os alunos estão realizando um projeto de leitura chamado “Meu amigo-livro” no qual deverão produzir uma redação descrevendo o personagem principal do livro que receberam como se fosse um novo amigo. Como forma de realizar uma espécie de “treino” para a produção desse texto, a partir deste projeto os alunos também produzirão um texto nesses moldes só que baseando-se na personagem de um filme.
Objetivos:
· Interpretar textos que conjugam linguagem verbal e não-verbal.
· Produzir textos que conjugam diferentes tipos de discurso: narrativo, descritivo, argumentativo.
· Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso descritivo, na compreensão e na produção de textos.
· Produzir um texto descritivo como forma de “treinar” para a produção do texto pertencente ao projeto “Meu amigo-livro.”
Recursos:
· Sala de Vídeo.
· Filme “Uma professora muito maluquinha”.
· Cópias do questionário.
Avaliação:
· Correção do questionário.
· Correção das produções.
Prática:
Atividade 1: Filme
· Assistir ao filme “Uma professora muito maluquinha”, responder e corrigir o questionário sobre ele.
“Uma professora muito Maluquinha”
Clique aqui para assistir ao filme
· Ano: 2011.
· Direção: André Alves Pinto, César Rodrigues.
· Baseado no livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo.
· Paola Oliveira: Catarina (professora).
· Cadu Fávero: Padre Beto. (inspetor de ensino).
· Época: década de 40.
Questionário
1.Quem é a personagem principal do filme? (Nome, profissão, origem, com quem vive, época em que viveu, etc)
2.Como ela é fisicamente? (Corpo, roupas, etc.)
3. Como ela é psicologicamente? (Jeito de ser, gostos, sonhos, defeitos, qualidades, etc)
4. Por que ela era “uma professora muito maluquinha”?
5. Como era a relação entre ela, as outras professoras e a direção da escola?
6. Como era a relação entre ela e os alunos?
7.Como era a relação entre ela e os moços da cidade?
8 Como era a relação entre ela e as mulheres da cidade?
9.Como era a relação dela com o amor?
10. O que aconteceu com ela ao final da história?
Aula de Produções Interativas:
Atividade 2: Texto
·Produzir um texto (de no máximo 30 linhas), cujo objetivo é apresentar e descrever a personagem principal, “Dona Catarina”, e contar a história dela, de forma resumida, como se fosse uma nova amiga sua. Faça de conta que no ano passado, você era um dos alunos da “Professora muito maluquinha” e está contando para como ela era. Salientar as características físicas e psicológicas, a história da personagem, além das suas opiniões pessoais sobre ela.
Conteúdo do texto:
· Nome do personagem, idade, de onde é ou onde mora.
· Características físicas.
· Características psicológicas.
· História resumida do personagem.
· Todas as partes do texto devem conter opiniões pessoais suas sobre o personagem, suas ações, escolhas, história, etc.
· Escreva tudo imaginando que o personagem é uma pessoa de verdade que você conheceu e de quem ficou amigo.
Faça em folha separada.
Língua Portuguesa
Turma: 7º ano Duração: 3 aulas
Tema: Descrição de personagem
Justificativa: Os alunos estão realizando um projeto de leitura chamado “Meu amigo-livro” no qual deverão produzir uma redação descrevendo o personagem principal do livro que receberam como se fosse um novo amigo. Como forma de realizar uma espécie de “treino” para a produção desse texto, a partir deste projeto os alunos também produzirão um texto nesses moldes só que baseando-se na personagem de um filme.
Objetivos:
· Interpretar textos que conjugam linguagem verbal e não-verbal.
· Produzir textos que conjugam diferentes tipos de discurso: narrativo, descritivo, argumentativo.
· Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso descritivo, na compreensão e na produção de textos.
· Produzir um texto descritivo como forma de “treinar” para a produção do texto pertencente ao projeto “Meu amigo-livro.”
Recursos:
· Sala de Vídeo.
· Filme “Uma professora muito maluquinha”.
· Cópias do questionário.
Avaliação:
· Correção do questionário.
· Correção das produções.
Prática:
Atividade 1: Filme
· Assistir ao filme “Uma professora muito maluquinha”, responder e corrigir o questionário sobre ele.
“Uma professora muito Maluquinha”
Clique aqui para assistir ao filme
· Ano: 2011.
· Direção: André Alves Pinto, César Rodrigues.
· Baseado no livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo.
· Paola Oliveira: Catarina (professora).
· Cadu Fávero: Padre Beto. (inspetor de ensino).
· Época: década de 40.
Questionário
1.Quem é a personagem principal do filme? (Nome, profissão, origem, com quem vive, época em que viveu, etc)
2.Como ela é fisicamente? (Corpo, roupas, etc.)
3. Como ela é psicologicamente? (Jeito de ser, gostos, sonhos, defeitos, qualidades, etc)
4. Por que ela era “uma professora muito maluquinha”?
5. Como era a relação entre ela, as outras professoras e a direção da escola?
6. Como era a relação entre ela e os alunos?
7.Como era a relação entre ela e os moços da cidade?
8 Como era a relação entre ela e as mulheres da cidade?
9.Como era a relação dela com o amor?
10. O que aconteceu com ela ao final da história?
Aula de Produções Interativas:
Atividade 2: Texto
·Produzir um texto (de no máximo 30 linhas), cujo objetivo é apresentar e descrever a personagem principal, “Dona Catarina”, e contar a história dela, de forma resumida, como se fosse uma nova amiga sua. Faça de conta que no ano passado, você era um dos alunos da “Professora muito maluquinha” e está contando para como ela era. Salientar as características físicas e psicológicas, a história da personagem, além das suas opiniões pessoais sobre ela.
Conteúdo do texto:
· Nome do personagem, idade, de onde é ou onde mora.
· Características físicas.
· Características psicológicas.
· História resumida do personagem.
· Todas as partes do texto devem conter opiniões pessoais suas sobre o personagem, suas ações, escolhas, história, etc.
· Escreva tudo imaginando que o personagem é uma pessoa de verdade que você conheceu e de quem ficou amigo.
Faça em folha separada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário